Termografia e doenças respiratórias
Estudo por Luis J. Goldman MD, PhD. Artigo disponível neste link. Hoje é o dia da infância no Brasil e por […]
Leia +Estudo por R Lasanen, E Piippo-Savolainen, T Remes-Pakarinen, L Kröger, A Heikkilä, P Julkunen, J Karhu and J Töyräs.
Artigo disponível neste link.
27 de julho é dia do pediatra e a termografia pode ser uma grande aliada desses profissionais. Por isso, trouxemos um artigo que disserta sobre o potencial da imagem térmica para triagem e diferenciação da inflamação das articulações em crianças.
Segundo a hipótese do artigo, casos de artrite idiopática juvenil e doença autoimune com artrite, como lúpus eritematoso sistêmico, podem ter auxílio da imagem térmica para detectar a inflamação articular.
Para esse estudo, houve acompanhamento das articulações ao longo do procedimento clínico, adquirindo imagens térmicas dos joelhos e tornozelos, com complemento de ultrassom quando necessário.
Nas imagens térmicas podemos perceber a localização das regiões de interesse, onde os círculos brancos indicam os locais de medição da temperatura da superfície da pele.
Como resultado, pode-se observar que as imagens térmicas mostraram temperaturas significativamente maiores nas articulações do tornozelo inflamadas, mostrando que a termografia possui um potencial para detectar inflamação nas articulações do tornozelo de crianças. Já para as articulações do joelho, os resultados foram inconclusivos e mais pesquisas são necessárias.
Leia o artigo completo através do link.
Estudo por Luis J. Goldman MD, PhD. Artigo disponível neste link. Hoje é o dia da infância no Brasil e por […]
Leia +O vídeo educativo (link disponível abaixo) mostra a relação temperatura com a vibração molecular conforme o movimento aumenta a temperatura também […]
Leia +A primeira coisa que precisamos ter em mente é que as necessidades e objetivos de cada pessoa são diferentes. Há dois […]
Leia +