Artigo Termografia e Carga de Trabalho Mental | Poliscan Brasil

Termografia e Carga de Trabalho Mental

Termografia e Carga de Trabalho Mental

Estudo por: Tota Mizuno, Takeru Sakai, Shunsuke Kawazura, Hirotoshi Asano, Kota Akehi, Shogo Matsuno, Kazuyuki Mito, Yuichiro Kume, Naoaki Itakura.
Artigo disponível neste link.

Você sabia que a carga de trabalho mental (CTM) provoca mudanças de temperatura na pele da face?

 

Nos últimos anos passou-se a falar bastante sobre saúde mental e problemas pelo excesso de trabalho. E a pandemia intensificou ainda mais esse debate e a procura por uma maior qualidade de vida.

 

Por isso, hoje, no dia do psicólogo, agente essencial nesse processo, trouxemos esse artigo que avalia a mudança de temperatura da pele facial provocada pela CTM.
Artigo Termografia e Carga de Trabalho Mental | Poliscan Brasil
A termografia auxiliou, nesse caso, a medir as mudanças da temperatura da pele facial durante a realização de uma tarefa de cálculo aritmético mental. E as imagens térmicas faciais mostram o antes e depois da tarefa.

MUDANÇAS DE TEMPERATURA NA PELE DA FACE

No estudo, além da já esperada mudança da temperatura na parte nasal do rosto, também foram identificadas variações de temperatura ao redor dos lábios, devido ao sangue que deveria ter fluído pela parte nasal e agora flui pela periferia dos lábios, e também para as bochechas.

Isso pode ser explicado porque, sob CTM, os nervos autônomos estão ativos e a temperatura da superfície da pele muda com a contração muscular.

CONCLUSÕES

Conclui-se, então, que esse método de avaliação de CTM, considerando variações de toda a face, foi melhor do que os métodos anteriores, usando apenas para a parte nasal.

E esse tipo de mensuração é útil no ambiente de trabalho para realizar reorganização das tarefas, quando necessário, e para ações preventivas a agravos na saúde.

Interessou-se por esse tema? Para conferir o artigo completo na íntegra, acesse:

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e utilização de seus dados pessoais por este website.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp