Termografia: uma forma de estudar padrões fisiológicos com detalhamento e precisão
05/10/2021 | Categoria:
Artigos,
Termografia
MAPEAMENTO CORPORAL DE PERFIS DE TEMPERATURA DA PELE DURANTE O EXERCÍCIO EM CRIANÇAS
Estudo realizado por George Havenith, Mary Nevill, Maarten Hupperets, Simon Hodder, Leigh Arlegui e John Morris
Em publicação apresentada na ICEE 2019 (International Conference on Environmental Ergonomics), especialistas da Escola de Design da Universidade de Loughborough e do Environmental Ergonomics Research Centre, em parceria com a Adidas e a Escola de Ciência da Universidade de Nottingham, fizeram a utilização de registros termográficos para determinar a diferença de termorregulação em crianças pré-adolescentes.

Background e método científicos. Cada figura termográfica é uma média composta por registros de 8 a 11 indivíduos.
O estudo foi feito com base na visualização de perfis de temperatura de pele em meninos e meninas de diferentes faixas etárias, com distintos padrões corporais, em períodos de tempo variados de exercício.

Registros termográficos pré-exercício, aos 15 minutos de exercício, aos 45 minutos de exercício e 10 minutos após o término dos exercícios – para meninos e meninas em diferentes faixas etárias.
Como podemos observar, a termografia é uma ferramenta capaz de detalhar padrões fisiológicos corporais de maneira muito eficiente e confiável. Além de sua utilidade para o diagnóstico médico, se faz útil também para o desenvolvimento de materiais para o design de roupas esportivas.

Registros numéricos associados às captações termográficas e conclusões do estudo.