Termografia na Cirurgia Plástica

Aplicações clínicas da termografia infravermelha dinâmica em cirurgia plástica: uma revisão sistemática

John HE, Niumsawatt V, Rozen WM, Whitaker IS. Clinical applications of dynamic infrared thermography in plastic surgery: a systematic review. Gland Surg. 2016 Apr;5(2):122-32. doi: 10.3978/j.issn.2227-684X.2015.11.07. PMID: 27047781; PMCID: PMC4791361. Artigo disponível neste link.

Abstrato

Background: A termografia infravermelha (IRT) tornou-se um complemento cada vez mais utilizado para investigações mais caras e / ou invasivas em uma variedade de campos cirúrgicos, não mais do que na cirurgia plástica. A combinação de avaliação funcional, características de fluxo e localização anatômica tem levado a aplicações crescentes desta tecnologia. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática das aplicações clínicas da TRI em cirurgia plástica.

Métodos: Uma busca sistemática da literatura usando as palavras-chave ‘IRT’ e ‘termografia infravermelha dinâmica (DIRT)’ foi realizada. Um total de 147 artigos foram extraídos de várias bases de dados médicas, dos quais 34 artigos foram submetidos à leitura na íntegra por dois revisores independentes, para garantir que os artigos atendessem aos critérios de inclusão e exclusão. Estudos com foco no uso da IRT no diagnóstico do câncer de mama foram excluídos.

Comparação entre as modalidades de tomografia computadorizada e termografia infravermelha. (A) Angiografia de tomografia computadorizada (CTA) da vasculatura da parede abdominal, destacando a localização das perfurantes da artéria epigástrica inferior profunda (DIEA); (B) fotografia termográfica digital da parede abdominal do mesmo paciente, demonstrando concordância na localização das perfurantes. A imagem termográfica foi obtida 1 minuto após a remoção de um teste de frio. As perfurantes arteriais reaquecem preferencialmente a pele em um padrão que destaca sua distribuição. A escala à direita demonstra o aumento da atividade térmica de azul para vermelho. Reproduzido com permissão de: “Chubb D, Rozen WM, Whitaker IS, Ashton MW. Imagens em cirurgia plástica: fotografia termográfica digital (“imagens térmicas”) para mapeamento pré-operatório de perfurantes.

Resultados: Uma revisão sistemática de 29 publicações demonstrou as aplicações clínicas da IRT na cirurgia plástica hoje. Eles incluem planejamento pré-operatório de perfurantes para retalhos livres, monitoramento pós-operatório de retalhos livres, uso de IRT como coadjuvante na análise de profundidade de queimaduras, na avaliação da resposta ao tratamento em hemangioma e como teste diagnóstico para melanoma cutâneo e síndrome do túnel do carpo (CTS).

Conclusões: A moderna tecnologia de imagem infravermelha com protocolos de padronização aprimorados é agora uma ferramenta não invasiva confiável e útil na prática clínica.

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e utilização de seus dados pessoais por este website.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp