Novidades

Termografia na avaliação de crianças com púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)

01/12/2021 | Categoria: Artigos, Termografia

Método de avaliação da termografia infravermelha em crianças com púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)

Estudo por Baohong Mi, Jialin Song, Wenxue Hong, Wenzheng Zhang e Yue Wang. Artigo disponível neste link.

DESTAQUES

  • A inspeção por termografia é não invasiva e pode compensar em contraste com a invasividade da detecção molecular celular.
  • A termografia pode avaliar objetivamente as crianças com PTI da perspectiva da distribuição da temperatura da pele.
  • O grau de confusão na distribuição da temperatura da pele pode ser quantificado pelo recurso TDSNU.
  • A parte do tronco de crianças com PTI possui alto TDSNU, que comprova os resultados de pesquisas anteriores de maneira objetiva.
  • O recurso TDSNU da termografia possui alta especificidade e sensibilidade ao PTI.

OBJETIVO

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é uma doença imune com patogênese complexa. No entanto, o diagnóstico de PTI carece de índice de teste de especificidade, o diagnóstico ainda está em um nível de diagnóstico exclusivo. Estudos clínicos descobriram que o PTI pode causar um distúrbio na distribuição da temperatura da pele devido à resposta imune espontânea. A temperatura da pele humana pode ser coletada por termografia infravermelha, e podemos especular sobre a gravidade da resposta imune extraindo as características de distribuição de temperatura. Neste artigo, exploraremos o valor da termografia para o diagnóstico e a avaliação no PTI e tentaremos adicionar novas ferramentas de inspeção não invasivas para a inspeção laboratorial do PTI.

MÉTODO

De acordo com o estado da função metabólica humana, um algoritmo de heterogeneidade espacial para distribuição da temperatura da pele foi proposto neste trabalho com base na termografia por infravermelho. O algoritmo foi usado para quantificar o grau de confusão em uma região alvo. Trinta e três indivíduos foram divididos em um grupo controle, um grupo PTI1 e um grupo PTI2 neste estudo. A não-uniformidade espacial da distribuição de temperatura, a temperatura média e as características de temperatura máxima de 14 regiões de interesse foram extraídas da imagem térmica infravermelha de cada sujeito. Seis regiões-alvo com valor menor P foram selecionadas e o parâmetro de avaliação unidimensional foi extraído pelo método de ponderação de área. Ao mesmo tempo, a sensibilidade e especificidade do parâmetro para PTI foram examinadas.

RESULTADO

As 6 regiões-alvo selecionadas pela característica de não uniformidade apresentaram diferenças significativas (P  < 0,05) entre os três grupos com o método estatístico de ANOVA, mas não houve diferença estatística significativa nas regiões extraídas pela temperatura média e temperatura máxima. Pode-se descobrir pela curva ROC que o método de avaliação proposto neste artigo possui maior sensibilidade e especificidade do que os métodos comuns.

CONCLUSÃO

As características de distribuição da temperatura da pele das crianças com PTI podem ser exibidas por termografia por infravermelho. Todas as 6 regiões-alvo rastreadas pelo algoritmo de não-uniformidade espacial proposto neste artigo são partes do tronco, que corroboram conclusões de pesquisas relevantes da literatura. O método apresentado neste artigo possui alta sensibilidade e especificidade ao PTI. Embora existam algumas limitações, o método por termografia pode descrever de maneira não invasiva e objetiva o estado da doença e adicionar uma nova ferramenta para exames laboratoriais de PTI. Este artigo também fornece um novo método e ideia para a avaliação médica da termografia infravermelha.

Leia o artigo completo através do link.

Veja também

22dez

Entendendo os níveis de intensidade na terapia BEMER

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que as necessidades e objetivos de cada pessoa são diferentes. Há dois […]

Leia +
19mar

O que é emissividade?

Você sabe o que significa a #emissividade para a #termografia? A emissividade está relacionada à capacidade de emissão de energia, por […]

Leia +
08abr

Termografia e exposição térmica

TERMOGRAFIA PARA MONITORIZAR EXPOSIÇÃO TÉRMICA Estudo por: V. Maranha, L. Roseiro, S. Ângelo, A. Mendes, P. Carvalhais, A. Neto. Artigo disponível […]

Leia +