Tratamento da celulite: a termografia pode ajudar

Mapeamento termográfico da superfície da pele em avaliação biométrica da eficácia do tratamento da celulite

A celulite é uma das piores imperfeições estéticas toleradas. O edema que acompanha a celulite causa distúrbios do fluxo sanguíneo, o que pode ser observado em forma de alterações na temperatura da superfície da pele. O objetivo deste estudo foi desenvolver um novo método baseado na análise e processamento de imagens térmicas da pele para avaliação biométrica da severidade da celulite e monitoramento de seu tratamento.

Métodos: As observações dos efeitos do tratamento foram realizadas em 10 mulheres (33,4 ± 6,4 anos de idade). Imagens térmicas das coxas das voluntárias foram capturadas antes de iniciar a terapia (T0). Nas etapas seguintes, T1, T2 e T3, as imagens térmicas foram capturadas 2 semanas após a primeira, segunda e terceira administração do tratamento com Alidya, respectivamente. Algoritmos perfilados foram desenvolvidos para determinar o contraste médio da matriz de co-ocorrência de nível de cinza (GLCM) nos termogramas adquiridos.

Termogramas nas etapas T0, T1, T2 e T3

(T0 = Antes do tratamento, T1-T3 = Depois da primeira, segunda e terceira etapas do tratamento, respectivamente.)

Resultados: O contraste GLCM médio para a fase T0 foi 70,91 e, para as etapas T1, T2 e T3, foram 57,78, 41,80 e 38,53 respectivamente.

Visualização tridimensional da temperatura (esquerda) e contraste GLCM (direita) para paciente P2 ao longo de todas as etapas do estudo

Conclusão: O uso do método proposto (contraste GLCM) possibilita avaliação biométrica da efetividade do tratamento da celulite. Os parâmetros tradicionalmente utilizados de análise infravermelha, tais como pontos locais das temperaturas máxima e mínima ou as temperaturas médias, não são úteis na avaliação térmica e biométrica das preparações anticelulíticas.

Ler artigo completo ▸


WILCZYŃSKI, S.; KOPROWSKI, R.; DEDA, A.; JANICZEK, M.; KULECZKA, N.; BŁOŃSKA-FAJFROWSKA, B. Thermographic mapping of the skin surface in biometric evaluation of cellulite treatment effectiveness. Skin Research and Technology. 2016.






SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp