Investigação dos efeitos do probiótico Bacillus subtilis nas reações de estresse em poedeiras por meio da termografia infravermelha
Estudo por Maria Soroko e Daniel Zaborski. Artigo disponível neste link.
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar se as reações de estresse induzidas por imobilidade tônica (IT) em galinhas poedeiras podem ser reduzidas pela suplementação de probióticos e se as mudanças na temperatura da superfície corporal, como um indicador de estresse, são geneticamente dependentes e podem ser detectadas por termografia infravermelha (TIV).
Foram utilizadas 71 galinhas brancas e 70 marrons. As galinhas foram distribuídas aleatoriamente em três tratamentos com 1 dia de idade: bico aparado e alimentado com dieta regular; sem bico aparado e alimentado com uma dieta regular; e sem bico aparado e alimentado com dieta suplementada com probióticos, Bacillus subtilis.
Com 40 semanas de idade, as galinhas foram testadas para reações de IT. As temperaturas dos olhos e da face foram medidas com TIV imediatamente antes e após o teste de IT. Os resultados revelaram que a suplementação de probióticos não afetou as respostas de estresse das galinhas ao teste de IT; as temperaturas do olho esquerdo e direito aumentaram 0,26 °C e 0,15 °C, respectivamente, enquanto a temperatura da parte direita da face tendeu a aumentar após o teste de IT. No entanto, as temperaturas do olho direito (32,60 °C para branca e 32,35 °C para marrom) e da face (39,51 °C para branca e 39,36 °C para marrom) diferiram significativamente entre as linhagens genéticas.
Houve uma correlação positiva entre a duração do IT e as mudanças nas temperaturas do olho esquerdo e direito após o teste de IT em galinhas brancas. Com base nesses resultados, as galinhas experimentaram mudanças de temperatura de superfície induzidas por IT que foram detectáveis usando TIV.
Galinhas brancas experimentaram maiores reações de estresse em resposta ao IT do que galinhas marrons. No entanto, a suplementação com Bacillus subtilis não atenuou a reação das galinhas ao teste de IT.
→ Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.