Termografia e inflamação das articulações

Termografia e inflamação das articulações

Termografia e inflamação das articulações

Estudo por R Lasanen, E Piippo-Savolainen, T Remes-Pakarinen, L Kröger, A Heikkilä, P Julkunen, J Karhu and J Töyräs. 
Artigo disponível neste link. 

27 de julho é dia do pediatra e a termografia pode ser uma grande aliada desses profissionais. Por isso, trouxemos um artigo que disserta sobre o potencial da imagem térmica para triagem e diferenciação da inflamação das articulações em crianças. 

Segundo a hipótese do artigo, casos de artrite idiopática juvenil e doença autoimune com artrite, como lúpus eritematoso sistêmico, podem ter auxílio da imagem térmica para detectar a inflamação articular.

Para esse estudo, houve acompanhamento das articulações ao longo do procedimento clínico, adquirindo imagens térmicas dos joelhos e tornozelos, com complemento de ultrassom quando necessário.

Termografia e inflamação das articulações

Nas imagens térmicas podemos perceber a localização das regiões de interesse, onde os círculos brancos indicam os locais de medição da temperatura da superfície da pele.

Como resultado, pode-se observar que as imagens térmicas mostraram temperaturas significativamente maiores nas articulações do tornozelo inflamadas, mostrando que a termografia possui um potencial para detectar inflamação nas articulações do tornozelo de crianças. Já para as articulações do joelho, os resultados foram inconclusivos e mais pesquisas são necessárias.

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e utilização de seus dados pessoais por este website.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp