Termografia valida efeito da fotobiomodulação em fadiga

Termografia valida efeito da fotobiomodulação em fadiga

TERMOGRAFIA VALIDA EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO EM FADIGA

Stamborowski, S.F., de Oliveira Spinelli, B.M., Lima, F.P.S. et al. The influence of photobiomodulation on the temperature of the brachial biceps during muscle fatigue protocol. Lasers Med Sci (2021). Artigo disponível neste link.

A termografia é um instrumento de fácil e precisa medição de temperatura, permitindo a validação de tratamentos que tem um efeito térmico. O #artigo que trouxemos hoje faz uso da #termografia para descobrir sobre a influência da #fotobiomodulação (FBM) na temperatura do músculo bíceps braquial durante um protocolo de fadiga muscular (FM).

Para isso, provocou-se três contrações isométricas voluntárias máximas (CIVM), na qual a força muscular foi avaliada por meio de eletromiografia de superfície e temperatura #infravermelha.

Termografia valida efeito da fotobiomodulação em fadiga

Durante o estudo, pode-se observar que o grupo laser apresentou diminuição menos acentuada da força #muscular, evidenciando menor índice de #fadiga muscular (p> 0,05) em relação aos demais grupos. O grupo controle apresentou a maior temperatura média, com diferença significativa apenas para o placebo.

Na imagem podemos observar o momento antes da CIVM (linha de base), após a PMB (PBMT pós-linha de base) e 5, 10 e 15 minutos após a CIVM, indicando que a fotobiomodulação teve efeito positivo na #atenuação da fadiga muscular e na #termorregulação corporal.

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e utilização de seus dados pessoais por este website.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp