Novidades

Termografia e exposição térmica

08/04/2022 | Categoria: Artigos, Termografia

TERMOGRAFIA PARA MONITORIZAR EXPOSIÇÃO TÉRMICA

Estudo por: V. Maranha, L. Roseiro, S. Ângelo, A. Mendes, P. Carvalhais, A. Neto.
Artigo disponível neste link.

Hoje é dia do ortopedista e por isso trouxemos um estudo sobre como a termografia pode auxiliá-los em cirurgia de artroplastia do joelho.

CIRURGIA ORTOPÉDICA

Frequentemente o cirurgião tem a necessidade de realizar corte e perfuração do osso, como é o caso da artroplastia do joelho, para que prepare o osso para o implante.

Na imagem termográfica, pode-se observar o detalhe da janela de medição para o instante de captura correspondente à temperatura máxima. E em menor escala é possível observar o exemplo de uma imagem térmica, onde o valor máximo de temperatura é de 122,9°C, com o gráfico com a variação da temperatura máxima.

CONTRIBUIÇÃO DA TERMOGRAFIA

Durante a perfuração e corte dos ossos, o atrito provoca o aumento localizado da temperatura que, dependendo da gama de temperatura e do tempo de exposição, pode levar à necrose óssea.

E, por isso, esse estudo focou na monitorização por câmera térmica de uma avaliação experimental das temperaturas e tempo de exposição durante procedimentos de osteotomia para implantação dos componentes de uma artroplastia do joelho.

CONCLUSÕES

Uma das conclusões do estudo pode-se perceber relação entre a duração do corte e os valores máximos de temperatura. Os resultados sugerem que, para reduzir a exposição térmica do tecido ósseo, deve-se:

– Executar cortes do osso com curta duração;

– Impor tempos de repouso entre cada corte.
Sendo assim, a monitorização dos tempos de exposição pode desempenhar papel importante para controle da exposição térmica do tecido ósseo.

Interessou-se por esse artigo? Acesse-o na íntegra, clique aqui.

Veja também

02abr

Exame de Termografia em Crianças

Confira o porquê é indicado e quais os benefícios do exame de termografia para crianças. É possível fazer exame de termografia […]

Leia +
09out

Uma carga cumulativa de treino pode afetar a temperatura basal na pele nos dias seguintes?

UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR SOBRE A OBSERVAÇÃO DE TEMPERATURAS REGIONAIS NA PELE APÓS CARGAS CUMULATIVAS DE TREINAMENTO EM TRIATLETAS DURANTE UM ACAMPAMENTO […]

Leia +
29ago

A Termografia é um dos segredos do Flamengo

Uma matéria no Globo Esporte hoje destacou a alta eficiência do departamento médico do Flamengo, com a alta velocidade de recuperação […]

Leia +