Artigo Termografia e Emoções - Poliscan Brasil

Termografia e Emoções

Termografia e Emoções

Estudo por: Hélène Chotard, Stephanos Ioannou, Marina Davila-Ross.
Artigo disponível neste link.

Hoje, 9 de setembro, é dia do médico veterinário e, por isso, trouxemos esse artigo que usou a termografia para analisar a resposta térmica às emoções positivas e negativas em macacos e símios.

ÁREAS E EMOÇÕES ESTUDADAS

Foram feitas imagens térmicas focando em quatro principais áreas faciais: a área periorbital, a ponte do nariz, a ponta do nariz e o lábio superior. Os primatas foram examinados tanto para emoções positivas (durante interações com brinquedos e cócegas) quanto para emoções negativas (durante atraso na alimentação e provocações).

RESPOSTAS TÉRMICAS ÀS EMOÇÕES

Como resposta às emoções positivas, pode-se observar uma queda da temperatura da ponta do nariz, além de uma tendência de aumento da temperatura periorbital. E em relação às emoções negativas, também houve um aumento na temperatura do lábio superior.

CONCLUSÕES

A termografia é uma tecnologia não invasiva e contínua que pode fornecer dados confiáveis sobre estados emocionais em primatas, uma vez que as diferentes respostas térmicas provavelmente refletem reações fisiológicas do sistema emocional deles.
 
Essa tecnologia pode ainda ajudar a modernizar e avançar em pesquisas sobre emoções em primatas não humanos e, assim, aumentar nossa compreensão da evolução das emoções humanas.

Interessou-se por essa aplicação da termografia? Para conferir o artigo na íntegra, acesse:

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e utilização de seus dados pessoais por este website.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp