Monitorando a Carga Interna Após o Lockdown

A quarentena aumenta o risco de lesões?

Após um período prolongado de inatividade ou treinamento limitado, como a situação atual de confinamento devido ao COVID-19, voltar a competir aumenta o risco de lesões consideravelmente. A combinação de destreino e falta de tempo para se preparar para retornar a uma rotina intensa e de constante competição se torna uma mistura explosiva (Paoli and Musumeci, 2020).

Há um período similar ao atual que ocorreu em 2011 na NFL, onde as competições foram suspensas por 18 semanas (de 11 de Março a 25 de Julho). Um estudo analizou o retorno ao treinamento e competições após o período, com 12 lesões no tendão de Aquiles acontecendo em apenas um mês, quando em temporadas anteriores a média era de 5 lesões ao longo de toda a temporada (Myer et al., 2011).

Dados de pesquisa realizada após o Lockdown de 2011 da NFL.

A Gestão de carga foi apontadacomo um dos fatores chave para reduzir a incidência de lesões. Há dois tipos de cargas: externas e internas. Para quantificá-las, há diferentes tecnologias e métodos (como GPS, force platform, encoder, monitor de batimentos cardíacos, TMG, etc.) que dão aos profissionais de perfomance controle destas variáveis para conhecer a performance individual e assimilação de cargas. (Bahr and Krosshaug, 2005)

Imagem termográfica de tendão de Aquiles de atleta.

A termografia é uma tecnologia que mede a temperatura da pele e se destaca por que é rápida, não invasiva e oferece dados objetivos. Ambos, assimetria térmica entre regiões contralaterais e uma queda significante em um periodo podem indicar um risco maior de lesões, como descrito por Tumilty et al in em um estudo sobre o tendão de Aquiles com termografias (2019)

Infográfico que aponta os benefícios do uso de imagens termográficas para prevenção de lesões.

Quer solicitar mais artigos sobre termografia? Preencha o formulário abaixo.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp