Termografia na Fisioterapia
O único método de avaliação funcional por imagem digital na atualidade
Imagine um exame capaz de mostrar o estado funcional do seu paciente de forma fácil de compreender, através de cores vívidas. Imagine um inflamograma visual que conscientiza seu paciente e o incentiva a aderir ao tratamento proposto por você.
Este exame já existe: chama-se termografia clínica.
Essa tecnologia inovadora na área da saúde está ao seu alcance e você pode oferecê-la no seu consultório sem precisar investir.
O que é a Termografia?

A Termometria Cutânea, ou Termografia Clínica, como é mais conhecida, é o método mais inovador e moderno de diagnóstico por imagem digital da atualidade. O termo termografia vem do grego θερμό (thermo), que significa calor; e γραφία (grafia), que significa escrita.
Trata-se de uma técnica de registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo por detecção da radiação infravermelha por ele emitida. Isso é possível porque a energia resultante da atividade metabólica e microvascular orgânica é irradiada através da pele e captada por câmera ultrassensível com lentes especiais e tecnologia avançada de processamento de última geração.
◂ Artigos e eventos Ver produtos ▸
Quais as aplicações na Fisioterapia?

Na fisioterapia o uso de câmeras infravermelho é revelador do estado musculoesquelético do paciente. Com a ampliação das especialidades da fisioterapia a cada dia, o potencial de uso da tecnologia está ampliado a novas áreas. O fisioterapeuta pode comprovar e dar diagnóstico com a CIF, fornecer laudos periciais com evidências, monitorar o tratamento e a evolução do paciente.
Na atualidade, a termografia clínica está estabelecida como uma ferramenta útil no diagnóstico e tratamento de dor, e com resultados impressionantes na prevenção de lesões em atletas. Fisiologistas precisam usar esta tecnologia de ponta para melhor rendimento dos atletas — e no Brasil, hoje, todos os times de futebol da primeira divisão usam a termografia para prevenir lesões, com o controle de carga.
Hoje existem muitas aplicações na área de ortopedia e dermatofucional. O fisioterapeuta pode aplicar testes provocativos para revelar riscos de saúde no paciente. O eSocial requer que medidas de ergonomia sejam aplicadas na área de trabalho e a termografia pode revelar uma lesão de ler-dort e o estado funcional do trabalhador. Este exame é também o único que revela pontos de meridianos, sendo muito útil para acupunturistas, que podem usar a câmera para aplicar acupuntura termoguiada.
Vantagens da Termografia:
- Processo 100% seguro;
- Sem radiação;
- Possibilita diagnóstico precoce;
- Indolor;
- Não invasivo.
Curiosidades
- O INSS aceita laudos de perícia em termografia para casos de doenças ocupacionais.
- Na posturologia do paciente, o uso da câmera de infravermelho pode revelar e mensurar as cargas mecânicas, comparando as assimetrias térmicas.
- O uso de câmera de infravermelho junto com a ozonioterapia aumentou a eficácia do tratamento — detectando os pontos gatilhos com alta precisão e criando um novo termo: ozonioterapia termoguiada.
- Nos esportes, existem hoje vários software que usam inteligência artificial para detectar o risco de lesão de um jogador, evitando o afastamento dele. Todos os times brasileiros de futebol da primeira divisão têm uma câmera termográfica.
- O Brasil foi um país pioneiro estabelecendo o exame do corpo total e permitindo uma análise térmica completa do paciente.
Depoimentos de nossos clientes:
Confira a seguir o testemunho de alguns clientes que utilizam os equipamentos de Termografia oferecidos pela Poliscan na área fisioterápica.