Es Complex – Eventos Realizados

Projeto Ação de Saúde - Prefeitura Anamã (AM)

Após a 1ª ação de saúde do homem, com 350 participantes, em Abril de 2012 a equipe da Poliscan foi convidada para repetir uma ação de saúde contra a hipertensão e o diabetes. A ação de saúde foi coordenada novamente pelo secretário de saúde Dr. Osvaldo Palhares.

Foram realizados 800 exames com o ES Complex em 3 dias em setembro de 2012.

A ação de saúde, além de exames e palestras informativas aos participantes, teve um passeio pela cidade e outras ações promovendo a atividade física aos participantes.

Assista o vídeo sobre as ações de saúde e o impacto aos participantes:

Ação de Saúde na Secr. de Saúde de Manaus (AM)

Uma ação de saúde sobre o Diabetes e a Hipertensão foi realizada na secretaria de saúde de Manaus com a implementação do equipamento médico ES Complex nos postos do município.

No dia anterior foi realizado um treinamento de interpretação para os médicos dos postos de saúde e um curso prático com os profissionais de saúde que realizarão os exames nas unidades de saúde do município.

Uma ação de saúde organizada no dia 20 de novembro na sede da secretaria de saúde foi realizada onde 280 funcionários da prefeitura assistiram uma palestra de conscientização e se submeteram em exames com o ES Complex.

Como consequência da ação 2 funcionários sem prévio histórico, apresentaram alta pressão e foram encaminhados para o pronto socorro. O dados estatísticos foram analisados e separados em grupos de alto risco de hipertensão e diabetes. O município elabora um plano de prevenção separado para estes grupos, a fim de aproveitar os resultados e prevenir estes males crônicos que tem um alto impacto do desempenho dos funcionários.

Ação de Saúde na Secretaria de Saúde de Manaus (AM)

Uma ação de saúde sobre o Diabetes e a Hipertensão foi realizada na secretaria de saúde de Manaus com a implementação do equipamento médico ES Complex – Multiscan nos postos do município. A ação foi realizada em vista de um plano de implementação de saúde preventiva no municipio com instalação do exame pelos agentes de saúde nos postos de saúde.

No dia anterior foi realizado um treinamento de interpretação para os médicos dos postos de saúde e um curso prático com os profissionais de saúde que realizarão os exames nas unidades de saúde do município.

Uma ação de saúde organizada no dia 20 de novembro na sede da secretaria de saúde foi realizada onde 280 funcionários da prefeitura assistiram uma palestra de conscientização e se submeteram ao exame com o ES Complex – multiscan.

Como consequência da ação 2 funcionários sem prévio histórico, apresentaram alta pressão e foram encaminhados para o pronto socorro. O dados estatísticos foram analisados e separados em grupos de alto risco de hipertensão e diabetes. O município elabora um plano de prevenção separado para estes grupos, a fim de aproveitar os resultados e prevenir estes males crônicos que tem um alto impacto do desempenho dos funcionários.

Ação de Saúde em Águas de Lindóia (SP)

No dia 21 de Agosto de 2014 foi realizado uma ação de saúde no município de Águas de Lindóia. A Poliscan foi convidada pelo Gesto (Grupo de Educação em Saúde e Tratamento da Obesidade), e a nossa equipe realizou 32 exames em integrantes do grupo. O Gesto é uma iniciativa para acompanhar e ajudar na reeducação alimentar habitantes do município que de forma voluntária, querem perder peso e adotar um estilo de vida mais saudável.

Segundo o médico gastroenterologista, que compõe a equipe multidisciplinar do grupo gesto, Dr. Felipe Chain a avaliação realizada com o exame do ES Complex Multiscan possibilita a identificação de uma patologia, ainda sem sintomas, e indica a necessidade de aprofundar a investigação para confirmar precocemente um diagnóstico, aumentando assim as chances de prevenção, promovendo uma melhor qualidade de vida e diminuindo custos com exames laboratoriais.

De acordo com a Diretora da Saúde, Helga E. Resquioto este equipamento, que mede parâmetros da fisiologia humana de um modo não invasivo e sem efeitos colaterais, pode trazer benefícios para os munícipes de Águas de Lindóia. “A Diretoria de Saúde pretende realizar um estudo visando a possibilidade de ter este equipamento para o exercício de 2015” finalizou.

A Poliscan queria agradeçer todos os participantes da equipe: a coordenadora Sra Ada Riberti, medico Dr Felipe, a nutricionista Sra Natalia Amorin e a fisiioteraeuta Sra Taciana Chain.

Ação de saúde em Monte Sião com o grupo GESTO (MG)

No dia 19 de Agosto 2014 foi realizado uma demonstração do exame multiscan es complex por sorteio em vários munícipes de Monte Sião que integram o grupo Gesto (Grupo de Educação em Saúde e Tratamento da Obesidade) da unicamp. O grupo se reúne toda as terças feiras, onde com palestras informativas e motivacionais de uma equipe multidisciplinar composta pela coordenadora e psicóloga Ada Riberti, medico gastroenterologista Dr Felipe Chain, nutricionista Natalia Amorin e Fisioterapeuta Taciana Chain. Os membros encontram a ajuda para perder peso e adotar medidas para uma melhoria de qualidade de vida.

Após palestra informativa do Dr. Felipe Chain, foram realizados 20 exames em integrantes do grupo. Todos os participantes receberam o resultado do exame impresso e para aqueles que apresentavam fatores de risco altos, foram alertados pelo médico que coordena o grupo.

Uma incorporação do exame no programa em base permanente, poderia beneficiar muito o trabalho realizado. O membros do grupo, ficaram impressionados e expressaram o interesse de repetir o exame após terem emagrecido.

Segundo a diretora de saúde Silvia Cozare, a demonstração abre portas para esta tecnologia que poderá ser adotada no município.

Projeto Ação de Saúde - Cajari (MA)

A Poliscan foi contratada pela prefeitura de Cajari, no Maranhão, para a realização de uma ação de saúde pública preventiva para diabetes e doenças cardiovasculares.

O município de Cajari conta com uma população de 18.751 habitantes, com a maioria morando nos diversos povoados da região. O município de Cajari possui o 26º pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Maranhão (0,523),com renda per capita média de R$ 136,39, segundo dados do governo do estado.

Pela distância da capital, aproximadamente 3 horas de São Luis, o acesso à saúde pela população é restrito e difícil. 

O então prefeito, Dr. Joel Dourado Franco, sendo médico com foco na medicina preventiva, tomou a decisão de investir na prevenção de diabetes para diminuir o impacto do aumento de portadores de Diabetes na região.

Uma equipe da empresa se deslocou até a cidade e, durante 4 dias, treinou os agentes de saúde. Com a ajuda de médicos usuários do equipamento, em especial o Dr. Klevison Carvalho Araujo, de São Luis, e o Dr. Huxley, de Goiânia, realizaram 903 exames com o equipamento médico.

No domingo, dia dos pais, os exames foram realizados na região de quilombolas de Gamelheira, na escola municipal, atendendo assim mais de 300 pessoas sem condições de viajar até Cajari. 

Todos os dias o prefeito e a secretária da Saúde, Sra. Renata, realizavam palestras educativas para os cidadãos participantes da ação. Além de orientações sobre o diabetes, seus sintomas e consequências, apresentavam as medidas preventivas de dieta e atividade física e o exame do ES Complex.

A equipe tirava as medidas de peso e altura, a pressão arterial dos participantes e auxiliava no preenchimento de questionários antes de serem encaminhados para o exame.

Após a checagem, um dos médicos participantes avaliava os resultado e classificava o risco de cada participante. Se fosse necessário, o encaminhava para um exame de glicemia em jejum ou para o médico do posto, presente na ação,  para revisar os medicamentos.

Foi triste e preocupante a constatação de que a falta de acesso à saúde, falta de orientação e dificuldades financeiras têm alto impacto na detecção. muitos dos participantes terem hipertensão descontrolada com o agravo de outras doenças.

Universidade Católica do Salvador (BA)

Entre os dias 06 e 07 de maio de 2014, a Universidade Católica do Salvador realizou com a ajuda da nossa empresa uma ação de saúde usando o exame do ES Complex-Multiscan.
A ação ocorreu nos 4 campus da UCSAL: Lapa, Palma, Federação e Pituaçu e estava direcionada aos funcionários e professores.
Os participantes assistiram uma palestra de conscientização sobre medidas de prevenção de saúde com foco nos riscos cardio-metabólicos e, logo após, realizaram o exame multiscan.
As ações tiveram grande sucesso e foram realizados 353 exames com a participação de 149 homens e 204 mulheres no período de 2 dias.
A idade média dos participantes foi de 43 anos.
Foram classificados 4 participantes com obesidade mórbida, 16,14% com obesidade, 41,93% com sobrepeso e 6 participantes apresentaram baixo peso.
Com relação a resistência à insulina 14,45% apresentou alta resistência insulínica e 19% tiveram resistência insulínica moderada.
Saiba mais sobre esta ação de saúde com o equipamento do ES Complex no site da Universidade: clique aqui.

Ação de saúde: Atibaia Ativa (SP)

No sábado, 15 de março de 2014, foi realizado o Dia D – Dia de Intensificação de Vacinação, em diversos bairros do município de Atibaia, com atividades gratuitas voltadas à prevenção de doenças que mais atingem a mulher.
Além da Campanha de Vacinação contra HPV, outras ações de prevenção também foram realizadas em unidades de saúde do município, como o exame papanicolau e testes rápidos de HIV, Sífilis e prevenção de mama.

A promoção do programa Atibaia Ativa, esta vez contou com a participação da nossa empresa realizando o exame médico preventivo ES Complex Multiscan e a termografia em grande parte da população presente. Este programa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Esportes e Lazer e a Coordenadoria de Segurança Alimentar.

Investir na promoção e na prevenção da saúde faz com que os recursos sejam melhor utilizados, uma vez que o tratamento e o custeio da doença são muito mais dispendiosos. Além disso, trabalhos científicos que permeiam a medicina moderna cada vez mais comprovam que diabetes, hipertensão, obesidade e sedentarismo são alguns dos fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Bons hábitos alimentares e atividade física regular são determinantes para uma boa saúde, evitando a ocorrência de doenças graves e colaborando para uma qualidade de vida maior. “O objetivo é investir em ações preventivas como esta, nas diversas unidades de saúde do município”, destacou a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda.

O Programa Atibaia Ativa iniciou em 2009 e está diretamente ligado ao Posto de Saúde da Família. Sob a coordenação de um educador físico especialista em Fisiologia do Exercício, estagiários de Educação Física realizam caminhadas em grupo e alongamento. O programa conta ainda com um importante apoio psicológico e nutricional, completando o tripé fundamental da boa saúde: alimentação nutritiva, atividade física regular e equilíbrio emocional. Para a participação no programa, a pessoa precisa passar por uma consulta com um médico que utilizará o exame para avaliar os fatores de risco de saúde e será monitorado em curtos períodos de tempo.

O prefeito Saulo Pedroso também visitou e acompanhou o exame do ES Complex- multiscan, durante o evento e teve a oportunidade de conversar com os examinados. Durante o evento foram realizados 92 exames pela equipe da empresa Poliscan.

O evento aconteceu na U.S.F. do Jardim Imperial, situada na Rua Pacaembu s/n no Jardim Imperial,entre às 9h e as 13:00 horas.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.

Contato por WhatsApp