BEMER e fisioterapia para patologias músculo-esqueléticas

O poder da terapia BEMER combinada com a fisioterapia em pacientes com patologias músculo-esqueléticas – Um estudo piloto randomizado, controlado, duplo-cego de acompanhamento


Estudo por Franciska Gyulai, Katalin Rába, Ildikó Baranyai, Enikő Berkes e Tamás Bender.

Abstrato

Background. Este estudo avalia o efeito da terapia adjuvante BEMER em pacientes com artrose do joelho e lombalgia crônica em um processo randomizado, duplo-cego.

Métodos. Um total de 50 pacientes com lombalgia crônica e 50 pacientes com osteoartrite de joelho participaram deste estudo e foram divididos aleatoriamente em 4 grupos. Pacientes hospitalizados receberam um pacote de fisioterapia padronizado por 3 semanas, seguido de terapia com BEMER ou placebo.

Resultados. Em pacientes com dor lombar, a comparação dos resultados obtidos na primeira e na segunda consultas mostrou uma melhora significativa nos escores da EVA em repouso e na escala da fadiga. Os escores de Oswestry e os da Escala de Qualidade de Vida não apresentaram alterações. Nos pacientes com artrose do joelho, a comparação da primeira e da segunda medidas não mostrou melhora significativa nos parâmetros mencionados, enquanto a comparação do primeiro e do terceiro escores revelou uma melhora significativa nos escores da Escala de Fadiga e no teste de vitalidade na Qualidade de Escala de vida.

Conclusões. O estudo mostrou que a terapia vascular BEMER reduziu a dor e a fadiga a curto prazo em pacientes com lombalgia crônica, enquanto a terapia a longo prazo parece ser benéfica em pacientes com osteoartrite do joelho.


→ Quer receber grátis o artigo completo deste estudo?
Preencha o formulário abaixo corretamente. Enviaremos o arquivo PDF para o seu contato.


Conheça mais sobre a Terapia Vascular BEMER: clique aqui.




SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Quer fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Clique no botão e saiba mais sobre nossos produtos.